SE APROPRIANDO DO SEU AMBIENTE

Vamos usar as telas para ajudar a criança a se apropriar de seu espaço e criar conexão.

Abaixo, sugestões de brincadeiras que garantem conexão das crianças com seu ambiente utilizando a ferramenta das telas.

IDADE 2 A 6 ANOS

Vamos realizar uma Caça ao tesouro colorido!

Procurem pela cozinha cinco objetos vermelhos!

Tirem foto deles e lembre-se de permitir que

sua criança seja protagonista da brincadeira.

Depois, pesquisem no Google Images por

"objetos vermelhos" e nomei-os junto às crianças.

maiores de 6 anos

Vamos fazer uma Caça ao tesouro dos detalhes:

Peça para sua crianças tirar 5 fotos de "detalhes" da sua casa,

uma quina de parede, o botão da máquina de lavar,

a estampa da almofada! Depois, fale para ela mostrar as fotos

para você e você deve adivinhar os lugares das fotos!

Estimule o protagonismo. Depois, procurem juntos

no Google Images por "fotos de detalhes" e

ajude-o a ter outra perspectiva dos objetos.

Abaixo, sugestões de brincadeiras que garantem conexão das crianças com seu ambiente utilizando a ferramenta das telas.

idade 2 a 6 anos

Vamos realizar uma Caça ao tesouro colorido!

Procurem pela cozinha cinco objetos vermelhos! Tirem foto deles e lembre-se de permitir que sua criança seja protagonista da brincadeira. Depois, pesquisem no Google Images por "objetos vermelhos" e nomei-os junto às crianças.

idade maiores de 6 anos

Vamos fazer uma Caça ao tesouro dos detalhes: Peça para sua crianças tirar 5 fotos de "detalhes" da sua casa - uma quina de parede, o botão da máquina de lavar, a estampa da almofada! Depois, fale para ela mostrar as fotos para você e você deve adivinhar os lugares pertencentes às fotos! Estimule o protagonismo. Depois, procurem juntos no Google Images por "fotos de detalhes" e ajude-o a ter outra perspectiva dos objetos.

O que os especialistas dizem

A criança se desenvolve emocionalmente tendo consciência dela mesma, do outro e do ambiente que a envolve.

E adivinhem a grande ferramenta para a criança desenvolver esses três níveis de consciência? Sim, a brincadeira!
Brincando, é que a criança percebe que é uma pessoa única, diferente dos demais ao mesmo tempo que se sente pertencente e segura àquele ambiente.

Ao reconhecer seu próprio corpo e sensações, a criança se fortalece enquanto indivíduo, suas emoções e auto-estima. Ela também interage com o outro adaptando-se ao meio social e entendendo como as suas atitudes têm efeito nas demais pessoas e no grupo - isso tudo é um mega processo de desenvolvimento.

E é possível desenvolver tudo isso, mesmo usando as telas.
Mas, atenção: quando a criança está totalmente passiva ao "brincar", apenas recebendo inputs e informações, ela não se apropria dessa conscientização.

No livre brincar, a criança se relaciona com seu espaço - se sente segura e pertencente a ele. “Os espaços construídos para criança e com a criança devem ser explorados pela mesma, em uma relação de interação total, de aprendizagem, de troca desaberes (...)"- Vera Lucia Costa Hank.

Deixemos nossas crianças serem protagonistas, interagirem, entender nossas emoções e reações. Que seja livre, o brincar


Fontes:

- O ESPAÇO FÍSICO E SUA RELAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

- ANIMATUTTI EVENTOS