DIVISÃO DE TAREFAS

A importância da divisão de tarefas não diz respeito apenas a sobrecarga dos pais (ou, em sua maioria, da mãe) - engloba a harmonia familiar, o respeito ao outro e o senso de coletividade.

Elaboramos uma ferramenta para ilustrar para a criança a divisão de tarefas da casa - todos os membros devem ter responsabilidade sobre alguma tarefa.

​Basta adicionar a foto de quem realizará a tarefa e escolher uma imagem correspondente ao afazer - temos um banco de dados abaixo. Incentive as crianças a escolherem as fotos, assim ela se sente parte da elaboração do plano.

Lembre-se: supervisione a criança durante a realização da tarefa, mas deixe que ela seja a protagonista. Você certamente faria de forma mais eficaz, mas a criança estará experimentando e construindo sua independência.

Depois, imprimam e exponham onde todos possam ver. :)

VEJA O EXEMPLO

Imagem da ferramenta

SOFT SKILLS

Incentivo ao TRABALHO EM EQUIPE, ao senso de responsabilidade, à DISCIPLINA, AUTOESTIMA e à gratidão pelo que pais e irmãos fazem uns pelos outros. A criança se sente útil e pertencente ao ajudar no funcionamento do lar. Desenvolvem a autonomia, a capacidade de ENFRENTAR DESAFIOS e de ENTENDER OS LIMITES do eu e do outro. As tarefas domésticas não dizem respeito a gênero e sim a habilidades muito valorizadas no trabalho do futuro e no contexto de mundo em que crescerão.