Foto do autor

Fga. Maria Angélica Rume - 09 de junho - 1min

A FALA E AS TELAS

Code

Não podemos negar que as crianças, incluindo as pequenas, estão cada vez mais em contato com as telas, ainda mais no cenário de isolamento social. É possível incentivar, de alguma forma, a aquisição da fala diante do conteúdo dos dispositivos digitais? Veja as dicas.

A recomendação da OMS e da Sociedade Brasileira de Pediatria é clara: telas somente após os 2 anos de idade e com bastante moderação - e sim, sou a favor de tal recomendação. Mas, sabemos que o aumento ao contato com as telas foi bem expressivo logo nas primeiras semanas de quarentena. E, então, como podemos favorecer esse contato com o digital ao desenvolvimento da linguagem infantil?

Antes de tudo, precisamos deixar claro que a aquisição da linguagem e fala se apóia nos vínculos e nas relações afetivas. A linguagem possui uma dinâmica que pressupõe a participação do outro, o qual garante a reciprocidade e o feedback necessários (tais como entendimento das expressões faciais, interpretação das sensações e sentimentos, entre outros) para o desenvolvimento cognitivo. Em outras palavras, a criança recebe os estímulos do meio através das relações interpessoais - e o conteúdo das telas por si só não os substitui.

Code

É a troca entre o adulto representativo, cuidador e a criança que deve acontecer durante o uso das telas que vai alavancar a fala e a linguagem. E existem estratégias para essa interação. Veja abaixo:

CONTEÚDO ADEQUADO

Olhe a faixa etária indicativa do desenho. Procure desenhos com menos estímulos visuais e sonoros - isso distrai a criança do conteúdo em si. Aqueles desenhos cujos personagens falam direto com a criança podem ser uma boa para estimulá-la.

QUESTIONE O CONTEÚDO

Fale com a criança sobre o conteúdo visto: fale para descrever as cenas, pergunte sobre as ações e o que aconteceu, se ela gostou e como ela se sentiu em relação às personagens. É muito importante relacionar com acontecimentos reais e diários da criança:"Lembra que vimos no desenho as crianças colhendo frutas? Então, são frutas como essas".

APONTE ACONTECIMENTOS

Nomear conceitos que a criança está vendo estimula (escreva algo). Então, por exemplo: - olha, o ursinho ficou triste porque ele não queria tomar banho, está vendo?

CRIANÇAS ATIVAS, MELHOR APRENDIZADO

Sempre que puder, estimule a atividade da criança. É sendo ativa e proativa que ela se desenvolve. Estimule a cantoria, a interação, dance a música do desenho com ela. Estimule replicar as atividades que as personagens fizeram.

. . .

Code
Fontes:

SBP

Mãe Me Quer